sexta-feira, 8 de março de 2013

O que é FTA? (free to air)

Usando esses receptores via satélite, uma televisão pode legalmente receber sinais sem assinatura. O sinal é normalmente codificados em um vídeo MPEG-2 e pode ser limitada geograficamente. Os canais transmitidos através de FTA são recebidos via satélite, utilizando um receptor de satélite comum MPEG-2 compatível.
Para poder desfrutar da televisão FTA você precisa de uma antena parabólica dentro das especificações exigidas pelo satélite escolhido. No entanto, muitos satélites apenas exigem um padrão compatível com TVD prato e um lnbf que pode ser facilmente encontrado em qualquer loja de eletrônica. Ambas as bandas C e KU. Se você quiser receber canais de mais de um satélite, você também precisará ter uma antena motor ou varias antenas.Atualmente, existem vários satélites com transmissões digitais abertas, em formato DVB encontradas em satélites como a série BrasilSat (PAS B1, PAS B2, PAS B3 e PAS B4), Nahuel, Amazonas, Hispasat, entre outros, com programação variada, desde canais abertos (Rede Minas, TV Record, RedeTV!), emissoras regionais, rádios e canais estrangeiros.

Algumas perguntas que você se deve de estar fazendo.



O que é Banda Ku? E Banda C?

O espectro de freqüências utilizadas comercialmente em satélites é dividido em diversas faixas, denominadas Bandas, segundo normas brasileiras e internacionais. A Banda C ocupa a faixa entre 3.7 GHz até 6.425 GHz, e a Banda Ku ocupa a faixa de 10.7 GHz até 18 GHz, considerando as faixas de comunicação via satélite, incluindo aí os links de subida e descida.


Pego canais da Banda Ku e da Banda C?

Sim, utilizando os LNBFs adequados. Há satélites que transmitem em uma, em outra e até nas duas bandas de freqüência.


Quais canais vão pegar?

A quantidade de canais que podem ser recebidos depende basicamente da quantidade de antenas instaladas e dos sinais transmitidos, sendo que este muda constantemente, graças à inclusão de novos canais. A quantidade média de canais considerando-se somente os satélites BrasilSat B1, B2 e B3 tem se mantido próximo de 90 canais abertos, além dos 30 canais analógicos do BrasilSat B1, que podem ser recebidos simultaneamente pelo receptor Az-America.

Nenhum comentário:

Postar um comentário